quarta-feira, 6 de agosto de 2014

# Nove diáconos permanentes serão ordenados no próximo domingo


diáconos
A Arquidiocese de Olinda e Recife ganhará nove diáconos permanentes. No próximo domingo, 10, o arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, presidirá a cerimônia. A data para a celebração não foi escolhida por acaso. Neste dia, a Igreja recorda a memória litúrgica de São Lourenço, patrono dos diáconos. A Ordenação Diaconal será na Igreja Catedral – Sé de Olinda, às 9h.
Receberão o Sacramento da Ordem no grau do diaconato:
Luis Albérico, 53 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação – Escada;
Jaime Bomfim, 41 anos, Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Itamaracá;
Hugo da Silva, 43 anos, Paróquia São Sebastião – Vasco da Gama;
Severino Delfino, 64 anos, Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Vitória de Santo Antão;
Maurício de Oliveira, 40 anos, Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Torre;
Florismundo Roderick, 51 anos, Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Paratibe;
Ipojucan Rocha, 64 anos, Paróquia Nossa Senhora das Candeias – Candeias;
João Alves, 58 anos, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Curado;
Edvaldo Caetano, 52 anos, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Jardim São Paulo.
Os candidatos ao diaconato permanente são senhores casados, que com o consentimento das esposas, dedicarão suas vidas ao serviço da Igreja e das comunidades onde desenvolverão trabalhos pastorais. Antes de receber a ordenação, esses homens, durante três anos, se dedicaram à formação, através da Escola Diaconal São José. Os estudos são divididos em seis etapas. ‘Terminada a fase preparatória, o candidato é mantido em estágio pastoral, em preparação à recepção ao ministério de leitor e ao ministério de acólito. ’ Após a aprovação nesse estágio, é dado o início à preparação para a ordenação diaconal.
Os nove senhores chegaram à etapa final e recebem o sacramento da Ordem no primeiro grau. Entre as missões desenvolvidas pelos diáconos está: servir nas liturgias solenes, celebrar a Palavra em comunidades aonde o número de padres é insuficiente para realizar a missa, administrar os sacramentais, inclusive a bênção solene do Santíssimo Sacramento, e presidir os ritos das exéquias.
Compromisso – Os novos diáconos já têm o primeiro compromisso marcado. Todos participarão com o arcebispo da procissão e Missa de Encerramento da Festa de São Lourenço Mártir, na cidade de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A procissão com a imagem sairá às 16h. Em seguida, Dom Fernando Saburido presidirá a Concelebração na Igreja Matriz.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário