Vocação sacerdotal: chamado para uma vida de amor
Neste mês de agosto, a Igreja no Brasil reflete sobre as diversas vocações, entre elas a sacerdotal, abraçada por homens que souberam ouvir e responder ao chamado feito por Deus. Vocação nada mais é do que um encontro entre duas liberdades: a de Deus que chama e a do homem que responde.
Acolher a quem chega, orientar e ajudar a quem precisa. Estas são algumas funções exercidas pelos sacerdotes, homens que deixaram tudo para evangelizar e propagar o Reino de Deus. De acordo com o padre Maurício Ferreira, reitor do Seminário Central São João Maria Vianney, os principais desafios na vocação sacerdotal são a vivência profunda da espiritualidade e o serviço pastoral. “Desafio espiritual porque o sacerdócio é um ministério fundado por Cristo e não por nós. E pastoral porque temos que anunciar a Palavra de Deus nos dias atuais, temos que ser bons pastores”, diz.
Todo jovem chamado ao sacerdócio deve passar por um período de discernimento e formação, com atenção e sensibilidade para perceber os sinais enviados por Deus. Ao sentir o chamado para o sacerdócio, o jovem deve procurar um padre para fazer uma direção espiritual. Em seguida este padre irá apresentá-lo ao Seminário para que ele possa participar de encontros com outros jovens que têm o mesmo desejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário