sexta-feira, 1 de maio de 2015

# Notícia >> Dom Fernando é reeleito presidente da CNBB Regional Nordeste 2

PASCOM AOR


ne2
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi reeleito e presidirá pela terceira vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2). O resultado da eleição foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 23, durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Além de dom Fernando continuam nos cargos o vice-presidente, dom Manoel Delson Pereira da Cruz (bispo da Diocese de Campina Grande – PB), e o secretário, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (bispo da Diocese de Guarabira – PB).
O mandato tem duração de quatro anos (2015-2019). O Regional Nordeste 2 é formado por 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A sede da instituição fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Dom Fernando estava exercendo a função há cerca de um ano. Ele havia sido eleito na Assembleia Geral da CNBB de 2014 para o lugar do então presidente, dom Genival Saraiva, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.
O presidente reeleito revelou, por telefone, as metas para o quadriênio. Segundo dom Fernando será um período de muito trabalho no regional. “Entre as nossas prioridades está dar mais visibilidade ao Regional NE2, melhorar as estruturas físicas e colocar em prática um projeto social que ainda está sendo pensado conforme orientação da CNBB Nacional para todos os regionais. Finalmente, através do Conselho Episcopal Regional e Assembleias de Pastoral articular as dioceses para uma pastoral de conjunto”, contou.
Algumas comissões regionais de pastoral terão modificações que serão decididas na tarde desta quinta-feira. O bispo da Diocese de Salgueiro (PE), dom Magnus Henrique Lopes passa a integrar o Conselho Permanente com dom Saburido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário