quarta-feira, 13 de maio de 2015

# Notícias » Vaticano disponibiliza site do Jubileu da Misericórdia

Vaticano disponibiliza site do Jubileu da Misericórdia


O Ano Santo da Misericórdia acontecerá de 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016

O Vaticano criou um website do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que acontecerá de 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016. O endereço eletrônico está disponível em seis idiomas e possui o anúncio do Jubileu, a Bula de Convocação, notícias, vídeos, galeria de fotos e um formulário para contato com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pela organização do Ano Santo.
O papa Francisco realizou a convocação oficial do Jubileu extraordinário da Misericórdia no dia 11 de abril. Na ocasião foi entregue aos quatro cardeais-arciprestes das basílicas papais de Roma a Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia).
Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em Aparecida (SP), de 15 a 24 de abril, o bispo de Amparo (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da entidade, dom Pedro Carlos Cipollini, apresentou um breve comentário sobre o documento divulgado pelo papa.
“O tema da Misericórdia tem raízes profundas na Igreja e o papa Francisco (um homem marcado pela misericórdia, que ele escolheu como lema episcopal), soube captá-las e inserir nestas raízes a proposta do Ano Santo”, considerou em sua introdução.
Dom Cipollini retornou à fala de são João XXIII na abertura do Concílio Vaticano II, lembrando a proposta de uma Igreja que “prefere usar a medicina da misericórdia”. A Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia também menciona são João Paulo II, que publicou a encíclica “Dives in misericórdia” e canonizou Santa Faustina, a santa da Misericórdia.
Dos 25 itens da bula papal, o presidente da Comissão para Doutrina da Fé destacou três pontos. Os fundamentos teológicos, a aplicação à Igreja e indicações práticas sobre como viver um itinerário espiritual de conversão durante o Ano Santo.
No último tópico, foram dadas indicações práticas para a vivência do ano da misericórdia. Dom Cipollini destacou as propostas de “Peregrinação como caminho e sinal de conversão”. “A peregrinação ‘será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar e que exige empenho e sacrifício’”, sublinhou.
Outra sugestão é a vivência do perdão. “O perdão aparece aqui como componente da misericórdia divina e vértice da oração cristã. É a redenção vista na ótica do perdão”, explica. Neste tópico, destaca-se o comunicado do papa no envio dos “missionários da misericórdia” durante a quaresma. “Sacerdotes a quem ele dará autoridade para perdoar mesmo os pecados reservados à Santa Sé e pede aos bispos que os convidem e acolham”, disse.
Por último, foi indicada a relação “Justiça e misericórdia”. “O papa reflete a partir de várias passagens bíblicas para concluir que a justiça de Deus culmina no seu perdão”, analisa o bispo.
Fonte: CNBB e http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/noticias

segunda-feira, 11 de maio de 2015

# Arcebispo anuncia doação de terreno para a construção da Fazenda da Esperança

PASCOM AOR
A1
A primeira Fazenda da Esperança da Arquidiocese de Olinda e Recife está mais perto de se tornar realidade. Os trâmites para a doação do terreno de 30 hectares, em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, foram concluídos. A boa notícia foi dada pelo arcebispo, dom Fernando Saburido, durante a segunda edição do Evangelizar é preciso Recife – Show da Esperança, no último sábado, 9, na praia do Pina.
“Com esse documento poderemos, enfim, iniciar a construção da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique”, disse entusiasmado dom Saburido a uma multidão estimada em 230 mil pessoas, segundo o Corpo de Bombeiro Civil. O grupo era formado por fiéis de todos os vicariatos da arquidiocese e de outras cidades pernambucanas, como Vicência e Caruaru.
Apresentações do DJ Angelus, padre João Carlos, frei Damião Silva, e participações especiais, como a cantora Cristina Amaral, animaram os católicos, na véspera do Dia das Mães. “Estamos aqui para louvar e agradecer a Deus, mas sobretudo, para nos unirmos nessa causa tão nobre que é a Fazenda da Esperança. Essa unidade salvará muitas famílias e é por eles que também estamos aqui”, declarou frei Damião.
Ponto alto do evento, a Santa Missa foi presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto e parte do clero arquidiocesano. Na homilia, o padre Reginaldo Manzotti reforçou a mensagem de amor proposta pelo Evangelho. “Se nos deixarmos tomar pelo amor que Jesus nos apresenta seremos cristãos verdadeiramente missionários, capazes de transformar porque nós também seremos transformados, restaurados”, destacou o sacerdote.
Para encerrar o Evangelizar é preciso Recife – Show da Esperança, que já entrava pela noite, padre Manzotti realizou o  “O amor restaura”, título que também dá nome ao seu novo CD.
casaFazenda da Esperança Padre Antônio Henrique
Em uma área de 30 hectares, localizada em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, será erguido o complexo formado por um refeitório, uma oficina, uma capela, estacionamento, uma quadra poliesportiva e três casas. A ideia é que a fazenda acolha inicialmente cerca de 40 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam construídos. O projeto está orçado em R$ 4,4 milhões. 
É possível ajudar na construção da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique por meio de depósito na Conta Corrente: 32892-8 – Banco do Brasil – Agência: 3108-9.
Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/

sexta-feira, 1 de maio de 2015

# Importante >> Posso usar anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual?

Assista e tire milhões de dúvidas sobre este assunto tão polêmico e tão sério. O Padre Paulo esclarece de maneira muito correta para todos nós! 

Confira e deixe seus comentários...

Versão áudio


# Notícia >> Dom Fernando é reeleito presidente da CNBB Regional Nordeste 2

PASCOM AOR


ne2
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi reeleito e presidirá pela terceira vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2). O resultado da eleição foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 23, durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Além de dom Fernando continuam nos cargos o vice-presidente, dom Manoel Delson Pereira da Cruz (bispo da Diocese de Campina Grande – PB), e o secretário, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (bispo da Diocese de Guarabira – PB).
O mandato tem duração de quatro anos (2015-2019). O Regional Nordeste 2 é formado por 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A sede da instituição fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Dom Fernando estava exercendo a função há cerca de um ano. Ele havia sido eleito na Assembleia Geral da CNBB de 2014 para o lugar do então presidente, dom Genival Saraiva, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.
O presidente reeleito revelou, por telefone, as metas para o quadriênio. Segundo dom Fernando será um período de muito trabalho no regional. “Entre as nossas prioridades está dar mais visibilidade ao Regional NE2, melhorar as estruturas físicas e colocar em prática um projeto social que ainda está sendo pensado conforme orientação da CNBB Nacional para todos os regionais. Finalmente, através do Conselho Episcopal Regional e Assembleias de Pastoral articular as dioceses para uma pastoral de conjunto”, contou.
Algumas comissões regionais de pastoral terão modificações que serão decididas na tarde desta quinta-feira. O bispo da Diocese de Salgueiro (PE), dom Magnus Henrique Lopes passa a integrar o Conselho Permanente com dom Saburido.