Iniciamos, hoje, o novo ano de 2015. Ano Novo! Vida nova! É o que escutamos desde criança.
O ano novo começa sob a invocação de Nossa Senhora, com a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. Trata-se do primeiro dogma mariano, proclamado no ano de 431, no Concílio de Éfeso. Maria é a “Theotokos”, ou seja, a Mãe de Deus. Maria é também a nossa mãe. Ela aceitou essa missão, dada por seu próprio Filho, pouco antes de dar o último suspiro, no alto da cruz. Que a nossa Mãe, Maria, nos conduza ao seu Filho, Jesus, em cada dia desse ano que começa.
Queremos render graças a Deus pelo ano que passou, com suas alegrias e dificuldades também. Que tudo seja, realmente, razão de ação de graças, tanto as conquistas quanto as pedras do caminho que, sem dúvida, nos amadurecem, tornando-nos mais experientes.
Neste ano de 2015, queremos voltar o nosso coração para as nossas famílias, em comunhão com o Sínodo sobre a Família, que deverá acontecer, em outubro, convocado que foi pelo nosso querido Papa Francisco. Teremos oportunidade de acompanhá-lo e com ele colaborar, com nossas orações. Que a Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife cresça e se fortaleça cada vez mais, para cumprir o seu papel diante das tantas dificuldades, por que passam as famílias do Brasil e do mundo.
Neste comecinho do ano, gostaria de externar a minha gratidão a todos os irmãos e irmãs que vêm colaborando com a nossa missão episcopal, à frente desta tão querida Arquidiocese. Meu “muito obrigado” aos sacerdotes e diáconos (dentre estes, minha gratidão especial àqueles que nos ajudam, na condição de vigários gerais e episcopais, presidentes das comissões arquidiocesanas e vicariais ou como membros das mesmas), aos religiosos e religiosas, sobretudo neste Ano da Vida Consagrada, às lideranças das pastorais, dos movimentos, serviços e associações. Quero agradecer, muito afetuosamente, aos colaboradores e funcionários da Cúria Metropolitana, da Santa Casa de Misericórdia e da nossa querida Rádio Olinda. Contamos com o entusiasmo de todos neste ano que começa, para podermos avançar ainda mais e colaborar com a construção do Reino de Deus.
Para todos, meus queridos irmãos e irmãs, desejo um ano novo de muita paz, neste Ano da Paz, convocado pela CNBB. Que 2015 traga muitas alegrias para todos nós, que, na condição de cristãos, colocamos nossa total confiança nas mãos do nosso Criador e Deus.
Sobre todos invoco as copiosas bênçãos de Deus Pai + e Filho e Espírito + Santo. Feliz Ano Novo!
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
arcebispo metropolitano de Olinda e Recife