sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

# PROGRAMAÇÃO DO RETIRO DE CARNAVAL 2015


Capela São João Batista – Vera Cruz Aldeia
Programação do Retiro de Carnaval
Por apenas R$ 20,00 você pode participar

Dia 16-02 (segunda)
¨    8 h e 30 min – Reza do Terço com Louvor (Acolhida)
¨    9 h e 30 min – Primeira Pregação (Diácono Maurício)
¨    10 h e 30 min – Intervalo
¨    11 h – Segunda Pregação (Diácono Maurício)
¨    12 h – Intervalo do Almoço
¨    13 h e 30 min – Momentos de músicas com o Ministério de Música
¨    14 h – Terceira Pregação (Diácono Maurício)
¨    15 h e 30 min – Intervalo
¨    16 h – Encerramento com a Celebração da Palavra (Diácono Maurício)
Dia 17-02 (terça)
¨    8 h e 30 min – Celebração da Palavra (Diácono Maurício)
¨    10 h – Intervalo
¨    10 h e 30 min – Pregação (Diácono Maurício)
¨    11 h e 30 min – Momento musical com o Ministério de Música
¨    12 h – Oração do Ângelus (Diácono Maurício)
¨    12 h e 30 min – Intervalo do Almoço
¨    14 h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Diácono Maurício)
¨    15 h – Intervalo
¨    15 h e 30 min – Sorteio da Rifa do Retiro
¨    16 h – Momento de Louvor
¨    16 h 45 min – Considerações finais 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

# São Tomás de Aquino

SAO TOMÁS DE AQUINO - Arautos do Evangelho
Ninguém se aproximou da teologia ou da filosofia tomista sem ter haurido nesta fonte a mais excelente doutrina. O nome de São Tomás de Aquino é um marco para todos aqueles que
buscam a verdade. Entretanto, nos pormenores de sua vida e em sua extraordinária personalidade descobrimos mais do que um teólogo: um grande santo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

# Paternidade responsável

Hoje, não dá mais para ter muitos filhos, como no passado. O Papa Francisco disse aos jornalistas, na volta de sua viagem à Ásia, que uma boa conta seria uma família ter três filhos. Ele falou de paternidade responsável.

Os jornais logo ficaram em alerta para saber se o Papa estava liberando os métodos contraceptivos. O Papa só fez um comentário sobre famílias numerosas, recordando que a Igreja sempre promoveu o princípio da paternidade e maternidade responsáveis. Esse princípio está contido na encíclica "Humanae vitae", escrita pelo Papa Paulo VI, em 1968.  Ele falou que, quando foi escrita a encíclica, havia uma preocupação com a  teoria neo-Malthusiana que pregava o controle da natalidade por parte das potências. E isso seria um grande perigo. Claro, disse o Papa, isso não significa que o cristão deve fazer filhos em série.

A teóloga e escritora católica, Maria Clara Lucchetti Bingemer, escreveu um belo artigo sobre a Humanae Vitae, com esse título: “Muito além da pílula”. A Encíclica “Humanae Vitae”, do Papa Paulo VI, trata justamente da concepção e contracepção da vida humana, lançado oito anos depois da liberação da pílula anticoncepcional. Disse ela: “O documento que se posicionou contra a pílula anticoncepcional por ser um método artificial de evitar a gravidez é o mesmo que estimula os casais cristãos e católicos a exercerem a paternidade e maternidade responsável.  A vida moderna não permite que se tenha filhos sem um planejamento responsável, maduro, refletido e assumido conjugalmente na oração, no discernimento e na escuta da comunidade eclesial”.

A Igreja, naquela ocasião, resumindo aqui  o artigo da teóloga Maria Clara, se manifestou contra a investida de se reduzir a natalidade -  a tentação neo-maltusiana -  pela qual os países ricos querem penalizar os países pobres;  A posição da Igreja, mesmo reconhecendo o direito dos cônjuges de planejarem a vinda de seus filhos, não está de acordo que os pais sejam únicos e absolutos nessa questão.  O documento foi uma posição contrária à utilização irresponsável de meios artificiais que tornem infecundo o ato conjugal e abram por aí uma porta a outras medidas como o aborto ou a esterilização involuntária de mulheres como acontece ou tem acontecido por parte de organizações ou governos irresponsáveis.  A Humanae vitae não viu com bons olhos a pílula, um recurso químico do qual ainda não se sabiam nem se conheciam as consequências. Hoje, com a distancia histórica de cinqüenta anos, é possível ver que a produção dos anticoncepcionais também avançou.  Há mais cuidado por parte dos médicos ao receitar pílulas a suas pacientes e por parte destas em tomá-los.  Há várias mulheres que preferem outros métodos para evitar a gravidez, sem química, sem interferência direta em seu organismo.

A Humanae Vitae foi uma tomada de posição da Igreja que continua valendo. É a postura dos cristãos de qualquer época em favor da vida.  Sua única preocupação é proteger e preservar a vida em sua sacralidade e sua beleza, tal como a deseja e a concebeu o Criador. A Igreja quer proteger a instituição do matrimonio cristão. Quer colocar bem altos seus ideais, suas finalidades, seus objetivos.  Quer reafirmar a beleza da união entre o homem e a mulher no matrimonio e apontar para o fato de que esta união tem finalidades mais altas do que simplesmente o prazer imediato e a satisfação de necessidades biológicas. Com esse documento, a Igreja quis reforçar a responsabilidade e o dever gravíssimos que implica o fato de ter filhos e gerar novas vidas.  Trata-se de uma participação direta na obra do Criador, portanto algo que fala alto sobre a criação do ser humano à sua imagem e semelhança.

O Papa Francisco está com a razão. Não se pode ter mais famílias numerosas, com muitos filhos, como no passado. Mas, não se pode evitar filhos de qualquer maneira, sobretudo por métodos artificiais e abortivos. Nem encher a casa de filhos sem se ter condições.

Pe. João Carlos Ribeiro

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

# Curiosidades: Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ícone)

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um Ícone… E o que é um Ícone?

É como um mapa de um tesouro, um enigma, um código a ser decifrado. Por isso as figuras não são realistas. O artista, em cada detalhe, quer dizer alguma coisa especial…

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um Ícone… Descubra o que é um ícone e desvende os mistérios desse ícone tão famoso. E tem mais: foi um ícone de Nossa Senhora com o Menino Jesus, encontrado nas ruínas de uma igrejinha que deu origem a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora de Dom Bosco? Assista o vídeo pra conhecer a história e depois pinte o desenho online.
A palavra ícone vem do grego: “eikôn”que significa ” imagem”.
O ícone é um portal para o mundo espiritual, por isso um Iconógrafo (o cara que pinta o ícone) precisa ser, antes de tudo, um cara de Deus, tem que ter confessado, comungado, tem orações que ele precisa fazer… Tudo antes de pintar.
Depois de abençoado, o ícone é um “sacramental”: ganha o poder de atrair a graça de Deus. Irááádo!!!!!!!!
Como descobrir os segredos de um Ícone?
Primeiro faça o Sinal da Cruz e peça o Espírito Santo para descobrir, depois pare diante dele e contemple… Contemple… Contemple… Até que seus segredos vão aos poucos aparecendo aos seus olhos… É incrível!
Quais os segredos do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo?
Alguns posso adiantar para você:
. Cabeça grande, nariz fino: significam sabedoria;
. Menino Jesus com aparência de um garoto de 13 anos, idade da maioridade judaica, sinal de  maturidade;
. Os anjos anunciam a paixão de Cristo mostrndo a cruz, a lança, a esponja e os pregos;
. O fundo em ouro representa a luz do mundo divino, ela está em todas as partes e não existem sombras projetadas, tudo está nessa luz;
 . Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar: “Este é o Senhor Nosso Deus”;
. A sandália no pé do Menino Jesus, segura por um fio, indica que menino, diante dos instrumentos da paixão, correu para o colo de sua Mãe. Quando temos medo, podemos correr também bem depressa para Ela.
. O olhar de Nossa senhora está voltado para nós, nos desafiando a olhar para seu filho com gratidão por se deixar flagelar para nos salvar.
. Sob o manto azul escuro, Maria veste uma túnica vermelha e um vel azul claro. No começo do Cristianismo, as virgens usavam a cor azul, símbolo da pureza, e as mães a cor vermelha, que significava a caridade.
Tem muito mais coisas pra descobrir…
Investigue e depois partilhe conosco fazendo comentários…

domingo, 18 de janeiro de 2015

# MENSAGEM DE ANO NOVO – 2015



Brasão_Dom_SaburidoIniciamos, hoje, o novo ano de 2015. Ano Novo! Vida nova! É o que escutamos desde criança.
O ano novo começa sob a invocação de Nossa Senhora, com a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. Trata-se do primeiro dogma mariano, proclamado no ano de 431, no Concílio de Éfeso. Maria é a “Theotokos”, ou seja, a Mãe de Deus. Maria é também a nossa mãe. Ela aceitou essa missão, dada por seu próprio Filho, pouco antes de dar o último suspiro, no alto da cruz. Que a nossa Mãe, Maria, nos conduza ao seu Filho, Jesus, em cada dia desse ano que começa.
Queremos render graças a Deus pelo ano que passou, com suas alegrias e dificuldades também. Que tudo seja, realmente, razão de ação de graças, tanto as conquistas quanto as pedras do caminho que, sem dúvida, nos amadurecem, tornando-nos mais experientes.
Neste ano de 2015, queremos voltar o nosso coração para as nossas famílias, em comunhão com o Sínodo sobre a Família, que deverá acontecer, em outubro, convocado que foi pelo nosso querido Papa Francisco. Teremos oportunidade de acompanhá-lo e com ele colaborar, com nossas orações. Que a Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife cresça e se fortaleça cada vez mais, para cumprir o seu papel diante das tantas dificuldades, por que passam as famílias do Brasil e do mundo.
Neste comecinho do ano, gostaria de externar a minha gratidão a todos os irmãos e irmãs que vêm colaborando com a nossa missão episcopal, à frente desta tão querida Arquidiocese. Meu “muito obrigado” aos sacerdotes e diáconos (dentre estes, minha gratidão especial àqueles que nos ajudam, na condição de vigários gerais e episcopais, presidentes das comissões arquidiocesanas e vicariais ou como membros das mesmas), aos religiosos e religiosas, sobretudo neste Ano da Vida Consagrada, às lideranças das pastorais, dos movimentos, serviços e associações. Quero agradecer, muito afetuosamente, aos colaboradores e funcionários da Cúria Metropolitana, da Santa Casa de Misericórdia e da nossa querida Rádio Olinda. Contamos com o entusiasmo de todos neste ano que começa, para podermos avançar ainda mais e colaborar com a construção do Reino de Deus.
Para todos, meus queridos irmãos e irmãs, desejo um ano novo de muita paz, neste Ano da Paz, convocado pela CNBB. Que 2015 traga muitas alegrias para todos nós, que, na condição de cristãos, colocamos nossa total confiança nas mãos do nosso Criador e Deus.
Sobre todos invoco as copiosas bênçãos de Deus Pai + e Filho e Espírito + Santo. Feliz Ano Novo!

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
arcebispo metropolitano de Olinda e Recife

# RCC promove congresso estadual neste fim de semana

congressope04
A celebração da Santa Missa, às 20h, abre, nesta sexta-feira, 16, o Congresso Estadual de Servos da Renovação Carismática Católica (RCC). Com o tema “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito (Gl 5,25)”, o evento deve reunir milhares de católicos de toda Província Eclesiástica de Pernambuco, no Centro de Treinamento da Diocese de Nazaré da Mata, em Carpina.
Além de contar com a presença de diversas lideranças da RCC em Pernambuco, o congresso também terá a participação da presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Katia Zavaris, e da coordenadora nacional do Ministério de Pregaçã, Beatriz Vargas. Ambas serão responsáveis pelas quatro pregações previstas na programação do encontro.
Recitação do terço e momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento também fazem parte da programação do congresso. Para os pequenos haverá um espaço especial. O “Congressinho” será coordenado por membros do Ministério para Crianças da RCC que realizarão atividades de evangelização para meninos e meninas de 04 a 14 anos.
O Congresso Estadual da RCC termina no domingo, dia 18.
Da Assessoria de Comunicação AOR

# 2ª Edição do Retiro de Carnaval de nossa Capela

Em 2014 realizamos a 1ª Edição do #RetitodeCarnaval com o #DiáconoTeixeira (um dia) e a banda de Chã de Cruz e foi tudo muito lindo apesar de alguns terem pensado o contrário. Esse ano de 2015 conquistamos mais uma meta que é de termos 2 dias de retiro (16 e 17 de fevereiro) e o nosso pregador será o #DiáconoMaurício. Você pode adquirir a sua entrada por R$ 20,00 os dois dias (com almoço) e um dia só por R$ 10,00 (com almoço). Começaremos das 8 horas as 17 horas os dois dias.
Mais informações ligue: 9414-3921 (Romário).


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

# VOCÊ SABIA ?

AS PROFISSÕES DE FÉ DA IGREJA

   O Novo Testamento traz resumos breves e claros usados para confessar e transmitir a adesão a Jesus Cristo e ao seu projeto de Salvação (cf. Mc 3, 11; At 8, 36-37).
   Nas primeiras comunidades, a profissão de fé consistia em responder "eu creio" às três perguntas do bispo, na liturgia do batismo. O "credo", assim chamado pela afirmação inicial "eu creio", foi elaborado mais tarde nas Igrejas locais. Nos ritos do catecumenato, no período da Quaresma, era entregue (traditio Symboli), explicado e deveria ser memorizado para, na Vigília Pascal, ser devolvido (redditio Symboli), isto é, recitado como profissão de fé.
   O mesmo "símbolo", dado antigamente às metades de um objeto que, unidas, eram sinal de reconhecimento e de união entre as pessoas, na Igreja, designa o resumo da fé. Isto porque é sinal que identifica alguém que assume e se compromete com a comunidade cristã.
   São várias as profissões de fé ao longo da história. De maior peso são as promulgadas por sínodos e concílios. Duas são as mais importantes: o Símbolo dos Apóstolos, antiga profissão batismal da Igreja de Roma, conservada pela Igreja confiada a Pedro, e o Símbolo Niceno-constantinopolitano, resultado dos dois primeiros concílios ecumênicos (325-381).
   A profissão de fé é pessoal, porém recitá-la com fé é entrar em comunhão com a Trindade e com a Igreja inteira, que nos transmite a fé e no seio da qual cremos (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 197).

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

# Solenidade da Epifania do Senhor - Ano B

ANO B
SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

Tema da Solenidade da Epifania do Senhor

A liturgia deste domingo (04) celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.
A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

# Santo do dia: Maria, Mãe de Deus


Maria, mãe de Deus

"Ela é a mulher forte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio". Mt 2,13-23
"A mulher cuja função, materna se dilatou, vindo a assumir, no Calvário, dimensões universais"
Papa Paulo VI

01 de Janeiro - Maria, Mãe de Deus

Hoje, oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor" (Dante). Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe! 

Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas (strenae) e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era no dia 11 de outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data atual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido. 

Num certo sentido, todo o ano litúrgico segue as pegadas desta maternidade,começando pela solenidade da Anunciação, a 25 de Março, nove meses antes da Natividade. Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Como todas as mães, trouxe no próprio seio aquele que só ela sabia que se tratava do Filho unigênito de Deus, que nasceu na noite de Belém. 

Ela assumiu para si a missão confiada por Deus. Sabendo, por conhecer as profecias, que teria também seu próprio calvário, enquanto mãe daquele que seria sacrificado em nome da salvação da Humanidade. Deus se fez carne por meio de Maria. Ela é o ponto de união entre o céu e a Terra. Contribuiu para a obtenção da plenitude dos tempos. Sem Maria, o Evangelho seria apenas ideologia, somente "racionalismo espiritualista", como registram alguns autores.

O próprio Jesus através do apóstolo São Lucas (6,43) nos esclarece: "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto". Portanto, pelo fruto se conhece a árvore. Santa Isabel, quando recebeu a visita de Maria já coberta pelo Espírito Santo, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." (Lc1,42). O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita a árvore que é Maria. Maria é de Jesus e Jesus é de Maria. Ou se aceita Jesus e Maria ou se rejeita a ambos. 

Por tomar esta verdade como dogma é que a Igreja reverencia, no primeiro dia do ano, a Mãe de Jesus. Que a contemplação deste mistério exerça em nós a confiança inabalável na Misericórdia de Deus, para nos levar ao caminho reto, com a certeza de seu auxílio, para abandonarmos os apegos e vaidades do mundo, e assimilarmos a vida de Jesus Cristo, que nos conduz à Vida Eterna. Assim, com esses objetivos entreguemos o novo ano à proteção de Maria Santíssima que, quando se tornou Mãe de Deus, fez-se também nossa Mãe, incumbiu-se de formar em nós a imagem de seu Divino Filho, desde que não oponhamos de nossa parte obstáculos à sua ação maternal. 

A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia da Mãe Santíssima. Nos tempos sofridos e sangrentos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança.

# Mensagem de Ano Novo

Irmãos e irmãs, nós que fazemos a capela São João Batista queremos desejar a todos um 2015 cheio de bençãos. Que neste ano novo, possamos também tornarmos pessoas novas em Cristo Jesus. Tentemos nos deligar totalmente de 2014 para vivermos uma vida nova, mudando assim tudo o que foi vivido no decorrer deste ano, para assim sermos felizes e enfrentarmos com mais forças e FÉ as nossas dificuldades. #FELIZ2015 
SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS!