sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SANTO DO DIA

São Félix e Santo Adauto
287-303

30 de Agosto - São Félix e Santo Adauto

Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo narram-nos que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano no ano 303.
A mais conhecida diz que Félix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho declarou-se, espontaneamente, cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Félix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.
Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isso ele foi chamado somente de Adauto, que significa: adjunto, isto é "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio".
Ainda segundo as narrativas, eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo Fora dos Muros. O papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica, que se tornou lugar de grande peregrinação de devotos até depois da Idade Média, quando o culto dedicado a eles foi declinando.
O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e Adauto foram encontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas, abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada.
Esses martírios permaneceram vivos na memória da Igreja Católica, que dedicou o mesmo dia a são Félix e santo Adauto para as comemorações litúrgicas. Algumas fontes, mesmo, dizem que os dois santos eram irmãos de sangue.

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 30/08


A parábola das dez virgens - Mt 25,1-13

"O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’ Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.” Palavra da Salvação.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 29/08


Martírio de João Batista - Mc 6,17-29

De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura. Palavra da Salvação !

SANTO DO DIA

Martírio de São João Batista
século I

29 de Agosto - Martírio de São João Batista

A festa da natividade de são João Batista ocorre no dia 24 de junho. Ela faz parte da tradição dos cristãos como esta que celebramos hoje, do martírio de são João Batista. No calendário litúrgico da Igreja, esta comemoração iniciou na França, no século V, sendo introduzida em Roma no século seguinte. A origem da comemoração foi a construção de uma igreja em Sebaste, na Samaria, sobre o local indicado como o do túmulo de são João Batista. 

João era primo de Jesus e foi quem melhor soube levar ao povo a palavra do Mestre. Jesus dedicou-lhe uma grande simpatia e respeito, como está escrito no evangelho de são Lucas: "Na verdade vos digo, dentre os nascidos de mulher, nenhum foi maior que João Batista". João Batista foi o precursor do Messias. Foi ele que batizou Jesus no rio Jordão e preparou-lhe o caminho para a pregação entre o povo. Não teve medo e denunciou o adultério do rei Herodes Antipas, que vivia na imoralidade com sua cunhada Herodíades. 

A ousadia do profeta despertou a ira do rei, que imediatamente mandou prendê-lo. João Batista permaneceu na prisão de Maqueronte, na margem oriental do mar Morto, por três meses. Até que, durante uma festa no palácio daquela cidade, a filha de Herodíades, Salomé, instigada pela ardilosa e perversa mãe, dançou para o rei e seus convidados. A bela moça era uma exímia dançarina e tinha a exuberância da juventude, o que proporcionou a todos um estonteante espetáculo. 

No final, ainda entusiasmado, o rei Herodes disse que ela poderia pedir o que quisesse como pagamento, porque nada lhe seria negado. Por conselho da mãe, ela pediu a cabeça de João Batista numa bandeja. Assim, a palavra do rei foi mantida. Algum tempo depois, o carrasco trazia a cabeça do profeta em um prato, entregando-a para Salomé e para sua maldosa mãe. O martírio por decapitação de são João Batista, que nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos, ocorreu no dia 29 de agosto, um ano antes da Paixão de Jesus. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 14/08

Tu e ele a sós! - Mt 18,15-20

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja. Se nem mesmo à igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.” Palavra da Salvação!!!

sábado, 10 de agosto de 2013

HOMENAGEM AOS PAIS

SER PAI  
            Mês de agosto é o mês das vocações, e nele comemoramos em especial a vocação paternal. Este chamado para Ser Pai não acontece por acaso, mas é um dom de Deus, uma vocação divina. Vocação, é acima de tudo, decisão e realização pessoal, chamado interior, paixão, amor e gosto pelo que é chamado a fazer; como diz o próprio termo: vocare, “chamar”. O chamado acontece por uma voz interior, um eco divino para empenhar-se na vocação de Ser Pai.
            Uma das necessidades do ser humano é a segurança, algo ou alguém em que possamos se apoiar. Quando crianças, sabemos em quem confiar, principalmente quando estamos nos braços do nosso pai, confiamos que seus braços têm forças suficientes para nos proteger, e neles nos debruçamos. Na nossa vida terrena, todos possuímos um pai que nos deu a vida e que nos educou dentro de uma espiritualidade. Este pai terreno sempre nos mostra a existência de um Pai celeste, que é superior a ele, Deus, e a Ele todos devemos obediência, pois é o único Ser que nunca nos desampara, em quem sempre podemos confiar e buscar apoio quando mais precisamos.
            No rosto do nosso pai sempre buscamos ver o rosto de Deus Pai; o amor, os cuidados de Deus se manifestam todos os dias em nossa vida, mesmo nas pequenas coisas, nos pequenos gestos realizados pelo nosso pai. É preciso ter  olhos e coração sempre abertos, para perceber e crescer em confiança e gratidão, primeiramente a Deus Pai, por este pai que Ele nos deu para nos proteger aqui na terra. No entanto, este Ser Pai, exige e muito, do nosso pai; para nós, ele é manifestação da bondade, do amor que Deus tem por nós. Do amor que nosso pai tem por nós deduzimos que da mesma forma Deus Pai nos ama.
            Na Bíblia Jesus nos mostra a imagem do filho pródigo. Quando o filho retorna arrependido aos braços do pai, diz “pai, pequei contra Deus e contra ti”. Nesta passagem reconhecemos que temos um Pai celeste e um pai terreno. É importante ainda recordar que nós somos pessoas felizes e realizadas quando estamos na presença do nosso pai, pois ele nos proporciona uma alegria e segurança incalculável, e foi movido pelo desejo dessa felicidade que o filho pródigo resolve voltar à casa do pai.
            Da mesma forma nós, nesta data tão especial que dedicamos ao nosso pai, que é revelação de um Deus que é Pai e amor, devemos recordar os grandes momentos da nossa vida e agradecer a ele pela vida, segurança e pelo carinho que nos deu e nos dá, pois, afinal de contas, nós somos fruto também do seu amor a Deus. Olhando para o nosso interior, compreendemos que o amor é a característica maior, mais bela que um filho pode oferecer a seu pai. Assim como Cristo disse“quem conhece a mim conhece ao Pai da mesma forma quem realmente já provou do amor de pai, pode imaginar como é imenso o amor de Deus Pai.
Pedro Luiz Manchurosbm

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONVITE PARA UM ENCONTRO POIS JMJ

QUERO COM MUITA ALEGRIA CONVIDAR A TODOS OS JOVENS DE TODAS AS IDADES A PARTICIPAR DO ENCONTRO SOBRE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. ONDE NESSE ENCONTRO NÓS EU E MINHA AMIGA ROSINETE IREMOS FALAR E RESPONDER AS PERGUNTAS QUE NOS FIZEREM
LOCAL: CAPELA SÃO JOSÉ (RACHÃO)
HORÁRIO: AS 15:00.
VENHA E TRAGA MAIS UM, AJUDE NA DIVULGAÇÃO POIS O QUE É BOM TEM QUE SER ESPALHADO A TODOS E TODAS !!!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 01/08

A parábola da rede - Mt 13,47-53

“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso? – “Sim”, responderam eles. Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali. Palavra da Salvação.