quinta-feira, 12 de julho de 2018

Ser coroinha: serviço bonito na Igreja

Não tem coisa melhor que servir a Nosso Senhor no altar. Motivos para isso não faltam. É sublime servir a Deus e um privilégio participar na coisa mais santa e mais importante que acontece na face da Terra, o Santo Sacrifício da Missa.

Resultado de imagem para são tarcísio

São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas. Sua festa é comemorada em 15 de Agosto. É um santo Marti.

Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho.

Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma, forma o coroinha é chamado a servir como Cristo.

No seu serviço o coroinha deve buscar sempre a alegria e a disposição, o contato fraterno e amigo, o respeito e a dedicação às coisas sagradas. O jovem deve demonstrar que vive sua fé, que observa os Mandamentos de Deus e que procura sempre ser justo e correto. Deve continuamente dar testemunho de que Cristo é o seu Senhor e Mestre.

Na vida do coroinha a oração é fundamental. É pela oração que o jovem aprende a se relacionar com Deus, a se tornar íntimo do Senhor. Na oração recebem-se as graças de Deus, o auxílio para os momentos difíceis e a força para superar o pecado e as falhas pessoais. Sem oração não se pode servir ao altar, pois como vamos estar com Cristo se não temos intimidade com Ele? É a oração que permite ao coroinha exercer o seu serviço ao próximo e ao altar de forma digna.

Ser coroinha é viver a Eucaristia, é viver Cristo em todos os momentos da vida. A Eucaristia é a fonte de todas as graças, é alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao viver a Eucaristia, o coroinha vive o seu ministério de serviço com mais dignidade, dedicação, oração e amor e, assim, santifica-se e aproxima-se cada vez mais de Deus.

Resultado de imagem para frases de são tarcísio
Diante de tudo isso, somos gratos a Deus pelos coroinhas de nossa comunidade, que vem fazendo a diferença e mostrando que vieram para ficar. Eles e elas conseguem ser notados por fazer justamente tudo isso, que escrevemos neste pequeno artigo. Somos gratos de verdade, como também desejamos que este grupo cresça a cada dia, que eles continuem crescendo na fé e acima de tudo, que possam levar este bonito testemunho para as suas vidas e para este mundo tão cheio de maldade. Que pela intercessão de nosso Padroeiro e do padroeiro dos coroinhas, São Tarcísio, o Senhor em sua bondade os abençoe abundantemente!