domingo, 30 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA


ANO C - DIA 30/06

São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Mt 16,13-19

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Palavra da Salvação.

sábado, 29 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 29/06

Jesus cura o empregado de um oficial romano - Mt 8,5-17

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai, e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao centurião: “Vai! Conforme acreditaste te seja feito”. E naquela mesma hora, o criado ficou curado. Entrando na casa de Pedro, Jesus viu a sogra deste acamada, com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Ao anoitecer, levaram a Jesus muitos possessos. Ele expulsou os espíritos pela palavra e curou todos os doentes. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele assumiu as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”. Palavra da Salvação.

MENSAGEM DO DIA

29/06 Um mês com São Paulo

Mais um hino cristológico paulino


Paulo fala de Cristo como imagem do Deus invisível e primogênito de
toda a criação.
"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois é nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado através dele e para ele. 
Ele existe antes de todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência. 
Ele é a Cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio, Primogênito dentre os mortos, de sorte que em tudo tem a primazia. 
Pois Deus quis fazer habitar nele toda a plenitude e, por ele, reconciliar consigo todos os seres, tanto na terra como no céu, estabelecendo a paz, por meio dele, por seu sangue derramado na cruz." Cl 1,15-20.

Pedido: Pedimos a graça de viver de forma reconciliada com Deus e os irmãos.

Oração
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós! 

SANTO DO DIA


São Pedro e São Paulo
Apóstolos
+ século I

29 de Junho - São Pedro e são Paulo

A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis.

E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.

Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com são Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e são Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.

A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.

Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma. São Pedro e são Paulo não fundaram a cidade, mas são considerados os "Pais de Roma". Embora não tenham sido os primeiros a pregar na capital do império, com seu sangue "fundaram" a Roma cristã. Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre.

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos Gentios".

São Pedro e são Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 28/06

Jesus cura um leproso - Mt 8,1- 4

Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho”. Palavra da Salvação.

MENSAGEM DO DIA

28/06 Um mês com São Paulo

Um mês com São Paulo
Paulo faz um hino a Jesus Cristo que se encarnou 

Na carta aos filipenses, Paulo faz um Hino a Jesus Cristo e por ele ao Pai. O esquema é de humilhação e exaltação, contrate entre a plenitude e a humilhação.
"Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.
Ele, apesar da sua condição divina, não julgou que o ser igual a Deus fosse coisa de que não devesse abrir mão, mas esvaziou-se, tomando a forma de servo, feito semelhante aos homens; e sendo reconhecido como homem, humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um título superior a todo título, para que em o nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e debaixo da terra,e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai." Fl 2,5-11

Pedido: Pedimos a graça de viver os mesmos sentimentos de Jesus.

Oração
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós! 

SANTO DO DIA


Santo Irineu de Lyon
130+202

28 de Junho - Santo Irineu de Lyon

Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna, no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, outro Padre e santo da Igreja. Dele Irineu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado bispo pelo próprio João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais.

Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por são Policarpo, que o enviou para a Gália, atual França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente. Lá, trabalhou ao lado de Fotino, o primeiro bispo de Lyon, que, em 175, o enviou a Roma para, junto do papa Eleutério, resolver a delicada questão doutrinal dos hereges montanistas. Esses fanáticos, vindos do Oriente, pregavam o desprezo pelas coisas do mundo, anunciando o breve retorno de Cristo para o juízo final.

Contudo tanto o papa quanto Irineu foram tomados pela surpresa da bárbara perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio. Rapidamente, em 177, ela atingiu a cidade de Lyon, ocasionando o grande massacre dos cristãos, todos mortos pelo testemunho da fé.

Um ano depois, Irineu retornou a Lyon, onde foi eleito e aclamado sucessor do bispo mártir, Fotino. Nesse cargo ele permaneceu vinte e cinco anos. Ocupou-se da evangelização e combateu, principalmente, a heresia dos gnósticos, além das outras que proliferavam nesses primeiros tempos. Obteve êxito, junto ao papa Vitor I, na questão da comemoração da festa da Páscoa, quando lhe pediu que atuasse com moderação para manter a união entre a Igreja do Ocidente e a do Oriente.

A sua obra escrita mais importante foi o tratado "Contra as heresias", onde trata da falsa gnose, e depois, de todas as outras heresias da época. O texto grego foi perdido, mas existem as traduções latina, armênia e siríaca. 

Importante não só do lado teológico, onde expôs já pronta a teoria sobre a autoridade doutrinal da Igreja, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então.

Mais tarde, um outro tratado, chamado "Demonstração da pregação apostólica", foi encontrado inteiro, numa tradução armênia. Além de vários fragmentos de outras obras, cartas, discursos e pequenos tratados.

Irineu morreu como mártir no dia 28 de junho de 202, em Lyon, e sua festa litúrgica ocorre nesta data. As relíquias de santo Irineu estão sepultadas, junto com os mártires da Igreja de Lyon, na catedral desta cidade.

terça-feira, 25 de junho de 2013

PARABÉNS AO PADRE JOÃO MAURICIO SCJ

Pe. João Mauricio De Santana,scjPARABÉNS PADRE JOÃO MAURICIO PELOS SEU 72 ANOS DE IDADE, QUE DEUS PELA INTERSEÇÃO DE NOSSA SENHORA LHE ABENÇOE SEMPRE MAIS PARA QUE POSSA CUMPRIR COM SUA GRANDE MISSÃO CONOSCO.

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 25/06


O caminho que leva à vida - Mt 7,6.12-14

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!” Palavra da Salvação .

MENSAGEM DO DIA

25/06 Um mês com São Paulo

Um mês com São Paulo
Paulo é o grande cantor do amor


No capítulo 13 da carta aos Coríntios Paulo canta o amor que O Espírito de Deus e de Cristo infunde no cristão. O cântico é dividido em três partes: valor superior do amor (VV. 1-3), por suas qualidades 4-7), por sua duração (VV. 8-13). Apresenta 15 características do amor. 
"Ainda que eu fale a língua dos homens e a dos anjos, se eu não tenho amor, sou um metal estridente ou um címbalo que tine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse o amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, , não é presunçoso, nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
O amor jamais se acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado o nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como soou conhecido.
Agora, nos restam a fé, a esperança, o amor:estas três coisas. Mas a maior de todas é o amor." (1Cor 13).

Pedido: Pedimos a graça de viver como membros do Corpo de Cristo

Oração
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós! 

SANTO DO DIA


São Guilherme de Vercelli
1085-1142
Fundou a Congregação
Beneditina de Montevergine

25 de Junho - São Guilherme de Vercelli

Guilherme nasceu em Vercelli, no ano de 1085, de uma rica família da nobreza francesa. Aos quinze anos, já vestia o hábito de monge e era um fervoroso peregrino. Percorreu toda a Europa visitando os santuários mais famosos e sagrados, pretendendo tornar-se um simples monge peregrino na Terra Santa. Foi dissuadido ao visitar, na Itália, João de Matera, hoje santo, que lhe disse, profeticamente, que Deus não desejava apenas isso dele. Contribuiu também, para sua desistência, o fato de ter sido assaltado por ladrões de estrada, que lhe aplicaram uma violenta surra.

O incidente acabou levando-o a procurar a solidão na região próxima de Avellino, na montanha de Montevergine. Era uma terra habitada apenas por animais selvagens, onde, segundo a tradição, um lobo teria matado o burro que lhe servia de transporte. Guilherme, então, teria domesticado toda a matilha, que passou a prestar-lhe todo tipo de auxílio.

Vivia como eremita, dedicando-se à oração e à penitência, mas isso durou pouco tempo. Logo começou a ser procurado por outros eremitas, religiosos e fiéis. Acabou fundando, em 1128, um mosteiro masculino, o qual colocou sob as regras beneditinas e dedicou a Maria, ficando conhecido como o Mosteiro de Montevergine.

Dele Guilherme se tornou o abade, todavia por pouco tempo, pois transmitiu o cargo para um monge sucessor e continuou peregrinando. Entretanto tal procedimento se tornou a rotina de sua vida monástica. Guilherme acabou fundando um outro mosteiro beneditino, dedicado a Maria, em Monte Cognato. Mais uma vez se encontrou na posição de abade e novamente transmitiu o posto ao monge que elegeu para ser seu sucessor.

Desejando imensamente a solidão, foi para a planície de Goleto, não muito distante dali, onde, por um ano inteiro, viveu dentro do buraco de uma árvore gigantesca. E eis que tornou a ser descoberto e mais outra comunidade se formou ao seu redor. Dessa vez teve de fundar um mosteiro "duplo", ou seja, masculino e feminino. Contudo criou duas unidades distintas, cada uma com sua sede e igreja própria.

E foi assim que muitíssimos mosteiros nasceram em Irpínia e em Puglia, como revelou a sua biografia datada do século XII. Desse modo, ele, que desejava apenas ser um monge peregrino na Terra Santa, fundou a Congregação Beneditina de Montevergine, que floresceu por muitos séculos. Somente em 1879 ela se fundiu à Congregação de Montecassino.

Guilherme morreu no dia 25 de junho de 1142, no mosteiro de Goleto. Teve os restos mortais transferidos, em 1807, para o santuário do Mosteiro de Maria de Montevergine, o primeiro que ele fundara, hoje um dos mais belos santuários marianos existentes. Em 1942, o papa Pio XII canonizou-o e declarou são Guilherme de Vercelli Padroeiro principal da Irpínia.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Programação da Festa do Padroeiro

A COMUNIDADE DA CAPELA SÃO JOÃO BATISTA, DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EM VERA CRUZ, ALDEIA, CAMARAGIBE - PE, TEM A HONRA DE CONVIDAR AS FAMÍLIAS E MOVIMENTOS A PARTICIPAREM CONOSCO DA FESTA EM HOMENAGEM A SÃO JOÃO BATISTA, QUE OCORRERÁ DE 21 A 24 DE JUNHO DE 2013.

TEMA DA FESTA: SÃO JOÃO BATISTA VERDADEIRO ANUNCIADOR DO REINO DE DEUS, FAZ DE NÓS VERDADEIROS ANUNCIADORES DO SENHOR JESUS.

                                                                PROGRAMAÇÃO
               
                                      DIA 21  DE JUNHO DE 2013 (SEXTA - FEIRA)
18 HORAS - ABERTURA DA FESTA COM A PROCISSÃO DA BANDEIRA SAINDO DA CASA DO SR. IRINEU (AV. VERA CRUZ)
19 HORAS - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PRESIDIDA PELO PADRE JOSÉ EGITO FREIRE, SCJ (ADMINISTRADOR PAROQUIAL)
ANIMAÇÃO: ROMÁRIO
COMUNIDADES CONVIDADAS: TODAS AS COMUNIDADES DAS PARÓQUIAS:  SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E SÃO PIO X.
                                      DIA 22 DE JUNHO DE 2013 (SÁBADO)
19 HORAS - CELEBRAÇÃO DA PALAVRA, CELEBRADA PELO DIÁCONO MAURÍCIO.
ANIMAÇÃO: MINISTÉRIO DE MÚSICA MAGNIFICAT ( SÃO LOURENÇO DA MATA).
COMUNIDADES CONVIDADAS: PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (VILA DA FÁBRICA), NOSSA SENHORA APARECIDA ( ALTO DA BOA VISTA), NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (INABI), SANTANA, SANTA MÔNICA E SÃO FRANCISCO (TIMBI), SANTA LUZIA (JARDIM PRIMAVERA), SÃO PEDRO E SÃO PAULO ( VALE DAS PEDREIRAS), NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (CÉU AZUL) E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (VÁRZEA FRIA).
                                    DIA 23 DE JUNHO DE 2013 (DOMINGO)
19 HORAS - MISSA DOMINICAL PRESIDIDA PELO PADRE JOÃO MAURÍCIO DE SANTANA, SCJ (VIGÁRIO PAROQUIAL).
ANIMAÇÃO: MINISTÉRIO DE MÚSICA VIDA NOVA COM JESUS (CHÃ DE CRUZ).
COMUNIDADES CONVIDADAS: SANTO ANTÔNIO E SÃO SEBASTIÃO (TABATINGA), SÃO JOSÉ (VILA RICA - ALDEIA), NOSSA SENHORA DAS DORES (CHÃ DE CRUZ), PARÓQUIA SÃO PIO X (BAIRRO NOVO), SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (ALVORADA), NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (BORRALHO), SÃO JOSÉ (BAIRRO DOS ESTADOS), NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (PIIN), NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ( 7 CASUARINAS) E SANTOS COSME E DAMIÃO.
                                   DIA 24 DE JUNHO DE 2013 (SEGUNDA FEIRA) 
18 HORAS - ENCERRAMENTO DA FESTA COM A PROCISSÃO COM A IMAGEM DE SÃO JOÃO BATISTA, SAINDO DA CAPELA, PERCORRENDO AS PRINCIPAIS RUAS DO BAIRRO E RETORNANDO PARA A CAPELA.
19 HORAS - SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO PRESIDIDA PELO PADRE JOÃO MAURÍCIO DE SANTANA, SCJ (VIGÁRIO PAROQUIAL) E CONCELEBRADA PELO PADRE JOSÉ EGITO FREIRE SCJ ( ADMINISTRADOR PAROQUIAL).
ANIMAÇÃO: MINISTÉRIO DE MÚSICA SÃO JOÃO BATISTA (VERA CRUZ).
COMUNIDADES CONVIDADAS: TODAS AS COMUNIDADES DAS PARÓQUIAS: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E SÃO PIO X E TAMBÉM O PROGRAMA SALVE MARIA.
                                           PROGRAMAÇÃO CULTURAL 
DURANTE AS QUATROS NOITES DE FESTA, APÓS AS CELEBRAÇÕES, HAVERÁ FORRÓ E MÚSICA ELETRÔNICA NO SALÃO DA CAPELA, COM BARRACAS DE COMIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 19/06

"Não!" à hipocrisia - Mt 6,1-6.16-18

“Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas [...] para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.” Palavra da Salvação.

MENSAGEM DO DIA


19/06 Amar



Um esposo foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que já não mais amava sua esposa e que pensava em separar-se. 
O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma palavra: 

- Ame-a. E se calou. 
- Mas, já não sinto nada por ela! 
Disse o esposo. 
- Ame-a, disse-lhe novamente o sábio. 

Diante do desconserto do esposo, depois de um breve silêncio, o sábio disse-lhe o seguinte: 

"Amar é uma decisão, não um sentimento. 
Amar é dedicação e entrega. 
Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. 
O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. 
Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. 
Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê-lhe afeto e ternura, admire-o e compreenda-o. Isso é tudo. Ame!" 

A inteligência sem amor te faz perverso. 
A justiça sem amor te faz implacável. 
A diplomacia sem amor te faz hipócrita. 
O êxito sem amor te faz arrogante. 
A riqueza sem amor te faz avaro. 
A docilidade sem amor te faz servil. 
A pobreza sem amor te faz orgulhoso. 
A beleza sem amor te faz redículo. 
A autoridade sem amor te faz tirano. 
O trabalho sem amor te faz escravo. 
A simplicidade sem amor te deprecia. 
A oração sem amor te faz introvertido. 
A lei sem amor te escravisa. 
A política sem amor te deixa egoísta. 
A fé sem amor te deixa fanático. 
A cruz sem amor se converte em tortura. 
A vida sem amor... não tem sentido. 

SANTO DO DIA

Santa Juliana Falconieri
1270-1341
Fundou a Congregação
Servas de Maria

19 de Junho - Santa Juliana Falconieri

Juliana nasceu em Florença no ano de 1270. Era filha única do já idoso casal Caríssimo e Ricordata, da riquíssima disnatia dos Falconieri. De grande tradição na aristocracia, bem como no clero, a família contribuiu ao longo do tempo com muitos santos venerados nos altares da Igreja. Ela era sobrinha de santo Aleixo Falconieri, um dos sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria, e como ele também trilhou o caminho para a santidade.

Ainda criança, vivia com o coração dedicado às virtudes, longe das ambições terrenas e das vaidades. Junto com algumas amigas, em vez das brincadeiras típicas da idade, preferia cantar e rezar para o Menino Jesus e a Virgem Maria.

Aos quinze anos de idade, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob a orientação de Filipe Benício, hoje santo. Foi seguida por suas amigas aristocratas e, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de caridade e assistenciais. Essas jovens se organizaram de tal forma que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria, também chamadas de "Mantellate", numa referência ao hábito que vestem. Ordem que obteve a aprovação canônica em 1304.

A dedicação de Juliana foi tão radical ao trabalho junto aos pobres e doente, às orações contemplativas e às severas penitências que acabou por adoecer. Mesmo assim, continuou dormindo no chão e fazendo os jejuns a que se tinha proposto. Por isso os problemas estomacais surgiram, passaram a ser freqüentes e depois se tornaram crônicos, padecendo de fortes dores.

Apesar disso, não diminuiu as penitências, nem mesmo o trabalho com seus pobres e doentes abandonados. Aos setenta anos, o problema gástrico era tão grave que não conseguia manter nenhum alimento no estômago. Nem mesmo a hóstia.

No dia 10 de junho de 1341, poucos momentos antes de morrer, Juliana pediu ao sacerdote que colocasse uma hóstia sobre seu peito e, pronunciando as palavras: "Meu doce Jesus", ingressou no Reino de Deus.

Ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs constataram no seu peito uma mancha roxa, como se fosse uma hóstia impressa na sua carne, tendo no centro a imagem de Jesus crucificado. Em memória desse milagre, as irmãs "Mantellate" trazem sobre o lado esquerdo do escapulário a imagem de uma hóstia.

Canonizada em 1737 pelo papa Clemente XII, santa Juliana Falconieri é celebrada no dia de sua morte.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 17/06


"Olho por olho?" Não! - Mt 5,38-42

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.” Palavra da Salvação.

MENSAGEM DO DIA


17/06 A vida pode ser um passeio


No início eu via Deus como um observador, como meu juiz que levara em conta as coisas que eu fazia, para saber se por elas, merecia o céu ou o inferno. Eu estava ai fora como um personagem. Eu conhecia seu retrato, mas não conhecia a Ele mesmo. 
Mais adiante, quando conheci a Cristo, a vida se transformou em um passeio de bicicleta. Era uma bicicleta para dois e Cristo ia na parte de trás ajudando-me a pedalar. Não lembro quando, 
Ele sugeriu que mudássemos de lugar. Desde então, a vida já não era mais a mesma! 
Cristo faz a vida ser fascinante. 
Quando eu dirigia, conhecia o caminho. Era algo aborrecido e eu já sabia o que iria acontecer. 
Tomava o caminho mais curso entra dois pontos. Quando Ele dirigia, conhecia deliciosos e longos atalhos, subindo e descendo as montanhas através de lugares rochosos a uma velocidade de quebrar o pescoço. 
Tudo o que eu podia fazer era agarrar-me a Ele e agüentar, mesmo que parecesse uma loucura. Ele me dizia: "Pedala"! Eu, preocupada e ansiosa perguntava: Onde me levas? Ele corria e não respondia e eu... comecei a confiar. Esqueci a tristeza da vida e me lancei à aventura, 
e se alguma vez dizia: 
"Estou assustada, Jesus se inclinava e tocava minha mão. 
Levou-me a conhecer gente que 
me dava presentes de cura, 
de aceitação, de alegria e de paz para a nossa viagem. Ele dizia: "Dá esses presentes" e eu os davaàs pessoas com quem 
nos encontrávamos e descobri que dando, eu recebia e que a carga se tornava leve. 
No início, eu não confiava a Ele a direção da minha vida. 
Pensava que podia causar acidente. Mas Ele sabe dar a inclinação perfeita à bicicleta nas curvas fechadas. Saltar grandes pedras, voar para suavizar as passagens perigosas. 
Estou aprendendo a calar-me e a pedalar nos lugares mais estranhos. Estou começando a desfrutar do panorama e da fresca brisa no rosto. 
Ele só me olha, sorri e me, diz: "PEDALA "!

SANTO DO DIA

São Ranieri de Pisa
1118-1161

17 de Junho - São Ranieri de Pisa

A cidade de Pisa era, nos séculos XI e XII, um importante pólo comercial marítimo da Itália, que contribuía também no combate aos piratas sarracenos. Assim, paralelamente, ao burburinho dos negócios, a vida mundana da corte era exuberante e tentadora, principalmente para os mais jovens.
Foi nessa época, no ano 1118, que Ranieri Scacceri nasceu em Pisa. Era filho único de Gandulfo e Emengarda, ambos de famílias tradicionais de nobres mercadores riquíssimos. A sua educação foi confiada ao bispo de Kinzica, para que recebesse boa formação religiosa e para os negócios. Porém Ranieri, mostrando forte inclinação artística, preferiu estudar lira e canto. E para desgosto dos pais e do bispo, seu tutor, ele se entregou à vida fútil e desregrada, apreciando as festas da corte onde se apresentava. Com isso, tornou-se uma figura popular e conhecida na cidade de Pisa.
Aos dezenove anos de idade, impressionado com a vida miserável dos pobres da cidade e percebendo a inutilidade de sua vida, decidiu mudar. Contribuiu para isso o encontro que teve com o eremita Alberto da Córsega, que o estimulou a voltar para a vida de valores cristãos e a serviço de Deus. Foi assim que Ranieri ingressou no Mosteiro de São Vito, em Pisa, apenas como irmão leigo.
Depois de viver, até os vinte e três anos de idade, recolhido como solitário, doou toda a sua fortuna aos pobres e necessitados e partiu em peregrinação à Terra Santa, onde permaneceu por quase quatorze anos. Viajou por todos os lugares santos de Jerusalém, Acre e outras cidades da Palestina, conduzindo a sua existência pelo caminho da santidade. Foi nessa ocasião que sua virtude taumatúrgica para com os pobres passou a manifestar-se. Vestido com roupas pobres, vivendo só de esmolas, Ranieri lia segredos nos corações, expulsava demônios, realizava curas e conversões.
Já com fama de santidade, em 1154 retornou a Pisa e ao Mosteiro de São Vito, mas sempre como irmão leigo. Em pouco tempo, tornou-se o apóstolo e diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja, os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de "Ranieri d'água".
Depois de sete anos do seu regresso da longa peregrinação, Ranieri morreu no dia 17 de junho de 1161. E desde então os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura.
Canonizado pelo papa Alexandre III, são Ranieri de Pisa foi proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa. A catedral dessa cidade conserva suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte.

domingo, 16 de junho de 2013

16/06 - DIA DA UNIDADE NACIONAL


16/06 - DIA DA UNIDADE NACIONAL

Dia da Unidade Nacional
O Brasil compõe-se de cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa divisão se baseou em critérios político-administrativos e de homogeneidade. Embora não exista uma delimitação precisa dos elementos físicos e humanos entre uma região e outra, a delimitação política é precisa, com a finalidade de atender a objetivos estatísticos, didáticos e da unidade nacional.
O Brasil é uma república presidencialista, cujo governo se divide em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O Poder Executivo atua na chefia do Estado, tanto propondo, quanto aplicando as leis. No âmbito federal, estadual e municipal, é representado pelo presidente, governador e prefeito, todos auxiliados por suas equipes de governo. O Poder Legislativo também atua nos três âmbitos, elaborando as leis federais, estaduais e municipais. O Congresso Nacional é composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, enquanto os municípios têm como representantes os vereadores, responsáveis pela elaboração das leis municipais. O Poder Judiciário decide possíveis desacordos, com base na Constituição. O Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, a Justiça do Trabalho e as Justiças Eleitoral e Militar compõem o Poder Judiciário. A defesa e a soberania nacional é representada pelas Forças Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A partir de 1988, com a promulgação da nova Constituição, a República Federativa do Brasil passou a contar com 26 estados em um Distrito Federal (onde está situada a capital nacional, Brasília), totalizando 27 unidades político-administrativas. Os estados são divididos em municípios, e estes em distritos. A cidade é a sede do município, e a vila é a sede do distrito.
O Brasil compõe-se de cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa divisão se baseou em critérios político-administrativos e de homogeneidade. Embora não exista uma delimitação precisa dos elementos físicos e humanos entre uma região e outra, a delimitação política é precisa, com a finalidade de atender a objetivos estatísticos, didáticos e da unidade nacional.
Na formação do mundo moderno, processos de crescimento rápido fora dos países centrais ocorreram basicamente em regiões que dispunham de abundantes recursos naturais. Quando estes se esgotavam ou perdiam sua importância, suas regiões produtoras entravam em decadência. Com o tempo, ficou claro que esse caminho jamais alteraria as relações de dominação e dependência.
No século XX, contudo, esse padrão foi parcialmente alterado, pois economias não-centrais conheceram casos notáveis de crescimento que não se basearam na exploração extensiva de recursos naturais abundantes, mas em processos intensivos de industrialização. Criou-se, assim, ao longo desse século, um grupo de países intermediários, ou semiperiféricos, alguns de grande porte, como o Brasil. Durante décadas, isso permitiu a formulação de visões otimistas. Aparentemente, esses países estavam, enfim, conseguindo encurtar a distância que os separava dos líderes.
Para manter, portanto, consolidada a paz e a estabilidade do país, militares e civis brasileiros precisam estar unidos. Só dessa maneira se constrói o bem-estar e a prosperidade e se fortalece a unidade nacional.

MENSAGEM DO DIA


16/06 O segredo do amor



Eu quisera poder compreender o segredo do amor por que é que ele é tão misterioso e avassalador? 
De onde nasce o seu poderio? 
De onde vem toda a sua ternura de tal modo que alguém dê sua vida sem que seja loucura? 
Quem me dera que fosse ele mesmo a dizer sobre si e a falar dos momentos de luta contra os anjos do mal o que faz com a indiferença? 
Onde vai quando encontra a descrença? 
E o que sente diante dos fatos que ferem a vida? 

São perguntas que tocam no fundo 
E que mexem com meus sentimentos 
Todas elas me pedem respostas 
Me inquietam por dentro 
Seu eu fugir elas vão ter comigo 
Já não querem os meus pensamentos 
São apelos de amor e sentido 
Do mistério que habita em meu peito. 

Mas o amor não se deixa tomar: seu mistério é maior 
E não há quem invente um jeito de guarda-lo pra si 
Ele é paciência e bondade 
Nele existe total liberdade 
Quem se deixou tomar por sua força 
Conheceu a verdade. 

Pois só ele responde às perguntas 
E aos anseios que levo comigo 
Bem conhece as minhas certezas 
E o que eu mais preciso 
Encontra-lo é não ter mais sossego 
Retornar não será mais possível 
Vou pedir pra poder contemplá-lo 
Pois, sem ele, viver não consigo. 

Evangelho do dia

ANO C - DIA 16/06


Jesus na casa de Simão, o fariseu - Lc 7,36–8,3

Um fariseu convidou Jesus para jantar. Ele entrou na casa do fariseu e sentou-se à mesa. Havia na cidade uma mulher que era pecadora. Quando soube que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, trouxe um frasco de alabastro, cheio de perfume, postou-se atrás, aos pés de Jesus e, chorando, lavou-os com suas lágrimas. Em seguida, enxugou-os com os seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o tinha convidado comentou: “Se este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que está tocando nele: é uma pecadora!” Então Jesus falou: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre”. “Certo credor”, retomou Jesus, “tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. Voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei na tua casa, não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, lavou meus pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Não me beijaste; ela, porém, desde que cheguei, não parou de beijar meus pés. Não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por isso te digo: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, pois ela mostrou muito amor. Aquele, porém, a quem menos se perdoa, ama menos”. Em seguida, disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Os convidados começaram a comentar entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?” Jesus, por sua vez, disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens. Palavra da Salvação.

Santos do dia


Santos Julita e Ciro
+304

16 de Junho - Santos Julita e Ciro

Julita vivia na cidade de Icônio, na Licaônia, atualmente Turquia. Ela era uma senhora riquíssima, da alta aristocracia e cristã, que se tornara viúva logo após ter dado à luz um menino. Ele foi batizado com o nome de Ciro, mas também atendia pelo diminutivo Ciríaco ou Quiríaco. Tinha três anos de idade quando o sanguinário imperador Diocleciano começou a perseguir, prender e matar cristãos.
Julita, levando o filhinho Ciro e algumas servidoras, fugiu para a Selêucia e, em seguida, para Tarso, mas ali acabou presa. O governador local, um cruel romano chamado Alexandre, tirou-lhe o filho dos braços e passou a usá-lo como um elemento a mais para sua tortura. Colocou-o sentado sobre seus joelhos, enquanto submetia Julita ao flagelo na frente do menino, com o intuito de que renegasse a fé em Cristo.
Como ela não obedeceu, os castigos aumentaram. Foi então que o pequenino Ciro saltou dos joelhos do governador, começou a chorar e a gritar junto com a mãe: "Também sou cristão! Também sou cristão!" Foi tamanha a ira do governador que ele, com um pontapé, empurrou Ciro violentamente, fazendo-o rolar pelos degraus do tribunal, esmigalhando-lhe, assim, o crânio.
Conta-se que Julita ficou imóvel, não reclamou, nem chorou, apenas rezou para que pudesse seguir seu pequenino Ciro no martírio e encontrá-lo, o mais rápido possível, ao lado de Deus. E foi o que aconteceu. Julita continuou sendo brutamente espancada e depois foi decapitada. Era o ano 304.
Os corpos foram recolhidos por uma de suas fiéis servidoras e sepultados num túmulo que foi mantido oculto até que as perseguições cessassem. Quando isso aconteceu, poucos anos depois, o bispo de Icônio, Teodoro, resolveu, com a ajuda de testemunhas da época e documentos legítimos, reconstruir fielmente a dramática história de Julita e Ciro. E foi assim, pleno de autenticidade, que este culto chegou aos nossos dias.
Ciro tornou-se o mais jovem mártir do cristianismo, precedido apenas dos santos mártires inocentes, exterminados pelo rei Herodes em Belém . Por isso é considerado o santo padroeiro das crianças que sofrem de maus-tratos. A festa de santa Julita e de são Ciro é celebrada pela Igreja no dia 16 de junho, em todo o mundo católico.

sábado, 15 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 15/06


O juramento - Mt 5,33-37

“Ouvistes também que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno.” Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA

São Vito
Século III e IV

15 de Junho - São Vito

Vito nasceu no final do século III, na antiga cidade de Mazara, na Sicília ocidental, numa família pagã, muito rica e de nobre estirpe. Sua mãe morreu quando ele tinha tenra idade e seu pai, Halaz, contratou uma ama, Crescência, para cuidar do pequenino. Ela era cristã, viúva e tinha perdido o único filho havia pouco tempo, era de linhagem nobre, mas em decadência financeira. Ele ainda providenciou um professor, chamado Modesto, para instruir e formar seu herdeiro. Entretanto, o professor também era cristão.
Halaz era um obstinado pagão que encarava o cristianismo como inimigo a ser combatido. Por isso Modesto e Crescência nunca revelaram que eram seguidores de Cristo, contudo educaram o menino dentro da religião. Dessa forma, aos doze anos, embora clandestinamente, Vito já estava batizado e demonstrava identificação total com os ensinamentos de Jesus.
Ao saber do batismo, o pai tentou convencê-lo a abandonar a fé, o que não deu resultado. Halaz partiu para a força e castigou o próprio filho, entregando-o, então, ao governador Valeriano, que o encarcerou e maltratou por vários dias, tentando fazer Vito abdicar de sua fé. Modesto e Crescência, entretanto, conseguiram arquitetar uma fuga e, segundo a tradição, com a ajuda de um anjo, tiraram Vito das mãos do poderoso governador. Fugiram os três para Lucânia, em Nápoles, onde esperavam encontrar paz. Mas depois de algum tempo foram reconhecidos e passaram a viver de cidade em cidade, fugindo dos algozes.
Neste período, Vito, que desde os sete anos havia manifestado dons especiais, patrocinou muitos prodígios. Como o mais célebre deles, lembrado pela tradição, quando ele ressuscitou, em nome de Jesus, um garoto que tinha sido estraçalhado por cães raivosos.
A perseguição a eles teve uma trégua apenas quando o filho epilético do imperador Diocleciano ficou muito doente. O soberano, tendo conhecimento dos dons de Vito, mandou que o trouxessem vivo à sua presença. Na oportunidade, pediu que ele intercedesse por seu filho. Vito, então, rezou com todo fervor e em nome de Jesus foi logo atendido. Porém Diocleciano pagou com a traição. Mandou prender Vito, que não aceitou renegar a fé em Cristo para ser libertado. Diante da negativa, foi condenado à morte, que ocorreu no dia 15 de junho, possivelmente de 304, depois de muitas torturas, quando ele tinha apenas quinze anos de idade.
Esta narrativa é tão antiga que alguns acontecimentos podem ser, em parte, apenas uma vigorosa tradição cristã. Como esta outra que diz que Vito, Modesto e Crescência teriam sido levados diante da multidão no Circo, submetidos a torturas violentíssimas e, finalmente, jogados aos cães raivosos. Entretanto, um milagre os salvou. Os cães, em vez de atacá-los, deitaram-se aos seus pés. Irado, o sanguinário Diocleciano mandou que fossem colocados dentro de um caldeirão com óleo quente, onde morreram lentamente.
O jovem mártir Vito existiu conforme consta no Martirológio Gerominiano, enquanto Modesto e Crescência só foram incluídos no calendário da Igreja no século XI. Suas relíquias, que depois de sua morte foram sepultadas em Roma, em 755 foram enviadas para Paris. Mais tarde, foram entregues ao santo rei da Boêmia, Venceslau, que era muito devoto do santo. Em 958, esse rei fez construir a belíssima catedral que leva o nome de São Vito e que conserva suas relíquias até hoje.
Desde a Idade Média, ele é considerado um dos "quatorze santos auxiliares", os santos cuja intercessão é muito eficaz em ocasiões específicas e para cura determinada. No caso de são Vito, principalmente na Europa, é invocado para a cura da epilepsia, da "coréia", doença conhecida popularmente como "dança de São Vito", e da mordida de cão raivoso. Além de ser padroeiro de muitas localidades.

AMANHÃ DOMINGO DIA 16 DE JUNHO NA CAPELA SÃO JOÃO BATISTA:

Foto: QUERO COM MUITA ALEGRIA EM MEU CORAÇÃO CONVIDA-LOS A PARTICIPAR DA 1ª EUCARISTIA DE 9 CRIANÇAS DA CAPELA SÃO JOÃO BATISTA QUE ACONTECERÁ AS 17 HORAS E SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA DEUS E PARA MIM, POIS É A 2ª TURMA QUE FAZ 1ª EUCARISTIA SENDO EU O SEU CATEQUISTA JUNTO COM MINHA GRANDE CATEQUISTA DONA MARA. SEJAM BEM VINDOS !

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Evangelho do dia

ANO C - DIA 12/06


A Lei de Moisés - Mt 5,17-19

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”
Palavra da Salvação.

terça-feira, 11 de junho de 2013

120 anos da presença dehoniana no Brasil

120 anos da presença dehoniana no Brasil
"Resgatando a história, celebrando a memória e assumindo a missão"

Participe conosco da celebração de ação de graças pelos 120 anos de presença dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) no Brasil.

Iniciamos nossa missão a serviço do Reino do Coração de Jesus no Brasil no dia 12 de junho de 1893 em Camaragibe-PE!
Hoje somos mais de 300 dehonianos (padres e irmãos) que, inspirados pelo carisma do nosso Fundador o Venerável Padre Dehon, procuramos instaurar o Reino do Coração de Cristo nos corações e nas sociedades!

MENSAGEM DO DIA DOS NAMORADOS


11/06 Para você, meu amor...

O amor nos ensina a admirar 
o essencial na pessoa amada. 
Gosto de ouvir sua voz 
e de receber seus e-mails 
com expressões sinceras de amor e carinho. 
Quando caminhamos de mãos dadas, 
sua presença me conforta, 
seu jeito amável me envolve, 
me faz feliz. 
Nem ouso imaginar 
como seria minha vida 
sem apreciar seu sorriso, 
sem sentir seus braços, 
sem o calor dos seus beijos. 
A cada dia que passa, 
eu me aproximo mais de você. 
Sim, por você... meu amor. 

Luizinho Bastos

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 11/06


A missão dos doze apóstolos - Mt 10,7-13

“No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.” Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA

São Barnabé
Apóstolo
Século I

11 de Junho - São Barnabé

Barnabé não fez parte dos primeiros doze apóstolos escolhidos por Jesus. Mas acompanhou o Senhor e os apóstolos naqueles primeiros dias. Quando assistiu a um milagre realizado por Jesus Cristo, que diante de seus olhos curou um paralítico, aquele bondoso judeu resolveu pedir admissão entre seus discípulos. Aceito, vendeu um campo de plantações que possuía para doar seu dinheiro aos apóstolos, como conta Lucas nos Atos. Assim era Barnabé, homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, segundo narram as Sagradas Escrituras.
Ele era da tribo de Levi e veio ao mundo na ilha de Chipre. Foi ali que estudou, na companhia de Paulo, com o célebre mestre Gamaliel, com quem aprendeu a firmeza de caráter, as ciências e as virtudes. Chamava-se José e, quando foi admitido entre os apóstolos, recebeu o nome de Barnabé, que significa "filho da consolação", devido ao seu maravilhoso dom de acalmar e de consolar os aflitos. No quarto capítulo do Ato dos Apóstolos, Barnabé também é chamado de o "filho da exortação".
Foi pelas mãos de Barnabé que Paulo de Tarso, o terrível perseguidor dos cristãos, ingressou nos círculos judeo-cristãos, sendo apresentado a Pedro, Tiago e aos fiéis de Jerusalém depois de sua conversão. Barnabé também o acompanhou em sua primeira viagem apostólica e foram parceiros na grande obra de conversão realizada em Antioquia, onde estabeleceram e firmaram a primeira comunidade a chamar de cristãos aos fiéis seguidores de Cristo. Depois, aos dois se juntou João Marcos, e viajaram por Salamina, Patos, Chipre, Panfília, Pisídia, Icônio e Listra, pregando e realizando milagres como testemunho da presença do Espírito Santo.
Todo esse trabalho foi reconhecido pelo Concílio de Jerusalém, bem como o trabalho que realizou depois de passar a pregar separado de João Marcos e de Paulo, deste último por decisão pessoal, após uma divergência. Barnabé estava em Chipre quando foi martirizado no ano 61.
Segundo uma antiga tradição, Barnabé pregava na sinagoga da Salamina quando foi interrompido por uma multidão de judeus fanáticos. O apóstolo foi seqüestrado, levado para fora da cidade e apedrejado. Entretanto existe uma outra, tão antiga quanto esta, que narra Barnabé pregando em Alexandria e em Roma, e que diz, ainda, que teria sido consagrado o primeiro bispo de Milão, cidade que o tem como seu padroeiro até hoje.

domingo, 9 de junho de 2013

Evangelho do dia

ANO C - DIA 09/06


Jesus ressuscita o filho da viúva - Lc 7,11-17

Em seguida, Jesus foi a uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão iam com ele. Quando chegou à porta da cidade, coincidiu que levavam um morto para enterrar, um filho único, cuja mãe era viúva. Uma grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: “Não chores!” Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Ele ordenou: “Jovem, eu te digo, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós”, e: “Deus veio visitar o seu povo”. Esta notícia se espalhou por toda a Judeia e pela redondeza inteira. Palavra da Salvação.

sábado, 8 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

ANO C - DIA 08/06

Jesus adolescente no Templo - Lc 2,41-51

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando Jesus completou doze anos, eles foram para a festa. Terminados os dias da festa, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. Palavra da Salvação.